Image by Paulina H.

NOSSA HISTÓRIA

Tudo começou em 2012, quando nos demos a oportunidade de conhecer Sorrento e Capri. Nesta viagem pudemos conhecer, além de toda a beleza natural do sul da Itália, tudo o que se faz com o limão siciliano (em especial o limoncello). O apreço pelo Limoncello vem de berço, uma vez que nossa descendência é quase que 100% de familias italianas. No retorno desta viagem, trouxemos um pequeno avental com a receita do Limoncello, o que viria a ser a nossa primeira tentativa em solo brasileiro de criar o tão amado licor fino de limão siciliano. Logicamente, o resultado não foi o melhor que já tivemos, mas foi neste momento que o nosso sonho "despertou".

Em 2013, no auge do verão italiano, após pesquisar os melhores produtores de Limoncello de Sorrento, tivemos a oportunidade de conhecer um grande produtor artesanal de limoncello e outros licores,  chamado "I Giardino di Cataldo".
O objetivo desta viagem foi justamente se aprofundar mais na história (e conhecimentos) do tradicional Limoncello italiano. 

Fazendo uma espécie de "Workshop" com o Sr. Salvatore Esposito, pudemos apreciar não só sua magnífica produção  de limões sicilianos, como também de licores artesanais, doces e sorvetes. Participamos, também, de um curso para produção e confecção de limoncello, além do creme de limoncello (com a própria receita do produtor, Sr. Salvatore Esposito). 
A nossa história passa diretamente pelo Sr Salvatore, então não podemos deixar de mencionar que o Sr. Salvatore é um dos maiores produtores de limoncello, comercializando seus produtos para toda a Itália. Sua fazenda se localiza no  centro de Sorrento, uma das mais belas cidades da Costa Amalfitana.

Desde que voltamos da Costa Amalfitana, passamos a produzir o nosso Limoncello apenas para consumo próprio, familiares e amigos, porém, depois de algumas pessoas queridas nos incentivarem, passamos a produzir  em uma maior escala, mas de forma artesanal, guardando todos os cuidados e carinho trazidos da Itália e vendendo apenas no nosso círculo de amigos, feiras, bazares, etc.
Em 2020, galgando um novo passo, e nos associando à Adega Forner, localizada na cidade Engenheiro Coelho (próximo a Limeira) conseguimos registrar nosso produto no Min. da Agricultura, o que nos possibilita ampliar a comercialização para restaurantes, empórios e varejo. Acreditamos que nesse momento tão maluco que vivemos, é hora de apostar em coisas novas, novos costumes, e principalmente é hora de apostar no que amamos. Espero que vocês possam saborear e desfrutar deste nosso amor, o Limoncello Familia Bachiega. 


 

GALERIA DO WORKSHOP EM SORRENTO - 2013